top of page

VALE MAIS UMA TRAGÉDIA VOLTANDO A SE REPETIR?

 

No Brasil em especial em Minas Gerais ainda ocorre à exploração do minério de ferro que traz consequências como, desmatamento, assoreamento dos rios e outras destruições da natureza. No entanto, o processo de exploração como ocorre atualmente trouxe diversas consequências também para as pessoas como o rompimento de barragens. Infelizmente fatos como os que estamos passando atualmente já ocorreram em um passado não muito distante como o Rompimento da barragem de Mineração no distrito de Macacos em junho de 2001. Este trouxe como consequências mortes de operários, assoreamento dos rios e provocou uma vasta área de destruição. Lamentavelmente o homem não aprende com os erros do passado contribuindo para desastres ocorram novamente. Esta triste realidade esta acontecendo novamente em diversos locais como em Minas Gerais e o estado do Pará o que nos mostra que deve ocorrer uma mudança nas leis que tratam do assunto, a fim de se evitar novas catástrofes como a de Macacos e mais recentemente a de Brumadinho. E diante desses acontecimentos não vale por a vida das pessoas, o meio ambiente e a sociedade nessas condições, para aumentar a economia e garantir o lucro destruindo a vida das pessoas e o mundo em que vivemos não, NÃO VALE TUDO.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/minas-j%C3%A1-sofreu-com-outros-rompimentos-de-barragens-1.1159501

Autor: Mariana Cançado - 26 - Turma A

INCÊNDIO NA ULTRACARGO

 

Um bom exemplo de tragédia que ocorreu por causa da falta de investimento de empresas em infraestrutura, segurança de seus trabalhadores e das pessoas a seu redor é o incêndio causado pela Ultracargo em Santos, no ano de 2015. Esse incêndio foi causado por um erro operacional nas tubulações de sucção e descarga do local, gerando a explosão de uma válvula. Esse ocorrido poluiu as águas onde o material queimado e intoxicado foi despejado, matando muitas espécies animais, além de oferecer risco aos trabalhadores e a comunidade a seu redor.

Além dos animais, muitas pessoas que sentissem a fumaça ou ingerissem a água contaminada poderiam estar mortas. Isso nos leva a ver que a Ultracargo só pensou no lucro que iria ganhar em sua produção e não levou em conta as consequências que sua falta de cuidado e investimento em melhoramentos para o lugar poderiam causar aos moradores da região e ao meio ambiente. Portanto, concluímos que a preservação da vida humana é mais importante do que o dinheiro, pois a vida de muitas pessoas corre risco por causa das ações de empresas que querem alcançar seus objetivos a todo custo, o que é inútil, já que esse tipo de objetivo não traz felicidade.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/mpf-denuncia-ultracargo-por-poluicao-causada-por-incendio-que-durou-8-dias.ghtml

Autor: Eduarda Massud - 8 - Turma A

bottom of page